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Diretora de Escola Pública Estadual

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Como se pode ser utilizado o conceito de planejamento estratégico de Drucker (1984), tomando por base resultados do Saresp

Com certeza, os resultados do Saresp nos ajudam a diagnosticar que existe algo caminhando, ou não, de maneira adequada na escola, no entanto não nos dá informações precisas a cerca das intervenções mais acertadas para cada caso, visto que os resultados são globais, da escola como um todo, comparados aos resultados da Diretoria de Ensino ao qual pertence a escola, do Município e Coordenadoria ao qual está inserida, ainda do resultado do Estado inteiro. Penso que quando os Relatórios Pedagógicos do Saresp chegam às escolas, estes nos permitem uma reflexão sobre o processo de ensino e aprendizagem e nos auxiliam enquanto subsídio nas ações pedagógicas e apesar de trazerem uma análise qualitativa dos resultados dos alunos da rede estadual, e não da escola, esclarecem qual competência ou habilidade foram necessárias para responder uma ou outra questão. Esse documento colabora na reorganização de nosso trabalho de forma discreta, pois, não temos acesso aos resultados individuais, ficamos sem saber se o nosso aluno em específico elucidou tais competências e habilidades corretamente, e se não, quais foram esses alunos. Para nosso estudo e identificação das reais intenções implícitas naquelas questões, esse documento é muito enriquecedor, mas insisto em minha opinião de que com base no boletim dos Resultados (que determinam apenas as porcentagens dos alunos que se encontram em níveis de proficiência considerados abaixo do básico, básico, adequado e avançado) e nesse relatório, acrescidos de que o acesso as provas não nos é permitido e não temos conhecimento de quais questões nossos alunos se saíram bem ou tiveram dificuldades, os pontos fortes ou fracos de cada escola não ficam estabelecidos, mesmo que determine que a escola possa estar necessitando de maior atenção. Mesmo assim, quando recebemos os resultados das avaliações externas, não deixamos de realizar uma análise minuciosa, mesmo tirando conclusões superficiais. Digamos que esse resultado é um instrumento a mais na identificação diagnóstica necessária na realização da apreciação do ambiente e na constituição de um propósito de qual direção que a escola deverá seguir para aproveitar as oportunidades e evitar riscos sob o conceito de planejamento estratégico de Drucker (1984).





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