O processo de ensino aprendizagem dos alunos se dá através dos conteúdos, da atuação do professor e das metodologias disciplinares. Estes aspectos são indissociáveis, formam um sistema onde as partes têm características e funções, que se encaixam e se completam formando o currículo. Já se acreditou que a Educação deveria ser referenciada no “ensino” e era determinado pela escola, o que deveria ser ensinado ao aluno. Isso fez com que se confundisse currículo com rol de conteúdos escolares. Hoje em dia é sabido que: o foco está na aprendizagem; que foi extinto o direito à liberdade de ensino da escola e se inseriu o direito de aprender ao aluno. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN), as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) valorizam o currículo que promove competências com o compromisso de levarem as crianças e jovens a se transformarem em adultos atuantes da sociedade e modificadores dela. De qualquer forma, é impossível acreditar que em algum momento, as disciplinas escolares foram incluídas na grade curricular sem significação. Algumas delas podem ter despontando apresentando objetivos distintos do status que tem agora, mas nunca deixaram de ter algum motivo para estarem ali. Refiro-me a disciplina de História que surgiu no horizonte brasileiro para desenvolver práticas de leitura nos estudantes em 1827 e após dez anos, sobre seu ensino já incidiam influências distantes da anterior. Ao perguntar se é possível identificar em uma área de conhecimento, seus fundamentos pedagógicos em sua constituição, com base em sua organização, respondo que senão todos, ao menos os mais evidentes. Por exemplo, se tomarmos mais uma vez a disciplina escolar História e sua organização de conteúdos, que geralmente como as demais, tem sua apresentação dividida em tópicos disciplinares, além de objetivos formativos e habilidades básicas para o exercício da cidadania a serem desenvolvidas em associação com cada tema, por série/ano e bimestre, e realizarmos uma análise simples a partir desse contexto, é possível perceber que se tratam de expressões da humanidade importantíssimas. Não é concebido imaginar um mundo sem passado, sem fragmentos e vestígios de nossa sobrevivência pelo tempo. Poder viajar aos lugares de onde viemos para saber o que e quem somos, ou o que poderíamos ser a partir daquilo que organiza esta disciplina, identifica o que a fundamenta. Também entendo que os fundamentos pedagógicos das disciplinas escolares, em sua organização, têm grande função como instrumento articulador no processo de ensino e aprendizagem, pois os conteúdos são ou deveriam ser, estabelecidos de modo a possibilitar o tratamento dos dados para que possam se transformar em informações e o tratamento das informações para que sirvam de alicerce na construção do conhecimento.
Bibliografia:
Proposta Curricular do Estado de São Paulo
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