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Diretora de Escola Pública Estadual

sexta-feira, 4 de março de 2011

Distinção entre Diretrizes Curriculares Nacionais dos Parâmetros Curriculares Nacionais

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam a educação no Brasil e são separados por disciplinas e não são obrigatórios por lei. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica, que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica, com origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelecendo competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. As DCNs incentivam as instituições de ensino a estruturar seu currículo de acordo com as pessoas que atende a região em que está inserida e outros aspectos locais relevantes fazendo recortes nas áreas de conhecimento, nos conteúdos que julgarem primordiais para a formação de competências que estão explicitadas nas diretrizes curriculares, valorizando a autonomia da escola e de sua proposta pedagógica. No meu entendimento, as DCNs e PCNs, se distinguem entre si, pois as DCNs fornecem metas e objetivos a serem seguidos obrigatóriamente pelas unidades escolares, os PCNs fornecem referências curriculares apenas como orientação.

4 comentários:

  1. ok. muito bom. Ajudou bastante no entendimento.
    obrigado

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  2. adorei seu artigo, pois eu inha muitas dúvidas sobre a diferença dos dois.

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  3. Muito relevante seu comentário, prezada Profa. Elizabete. Mas no que diz respeito ao conteúdo em si, o PCN é igual às DCN? Porque haveria a necessidade de ter-se criado mais um norte?

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  4. Muito esclarecedor e bem redigido!
    Obrigada.

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