Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) são diretrizes elaboradas pelo Governo Federal que orientam a educação no Brasil e são separados por disciplinas e não são obrigatórios por lei. Já as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) são normas obrigatórias para a Educação Básica, que orientam o planejamento curricular das escolas e sistemas de ensino, norteando seus currículos e conteúdos mínimos, de modo a assegurar a formação básica, com origem na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) estabelecendo competências e diretrizes para a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. As DCNs incentivam as instituições de ensino a estruturar seu currículo de acordo com as pessoas que atende a região em que está inserida e outros aspectos locais relevantes fazendo recortes nas áreas de conhecimento, nos conteúdos que julgarem primordiais para a formação de competências que estão explicitadas nas diretrizes curriculares, valorizando a autonomia da escola e de sua proposta pedagógica. No meu entendimento, as DCNs e PCNs, se distinguem entre si, pois as DCNs fornecem metas e objetivos a serem seguidos obrigatóriamente pelas unidades escolares, os PCNs fornecem referências curriculares apenas como orientação.
ok. muito bom. Ajudou bastante no entendimento.
ResponderExcluirobrigado
adorei seu artigo, pois eu inha muitas dúvidas sobre a diferença dos dois.
ResponderExcluirMuito relevante seu comentário, prezada Profa. Elizabete. Mas no que diz respeito ao conteúdo em si, o PCN é igual às DCN? Porque haveria a necessidade de ter-se criado mais um norte?
ResponderExcluirMuito esclarecedor e bem redigido!
ResponderExcluirObrigada.