Quem sou eu

Minha foto
Diretora de Escola Pública Estadual

sexta-feira, 4 de março de 2011

Particularidades em relação à pluralidade sócio-cultural dos alunos da escola onde sou Gestora.

A região da escola onde sou gestora abrange muitas pessoas provenientes do Nordeste Brasileiro. Não encontrei estatísticas a cerca de seu entorno, no entanto segundo Fonte: IBGE, Censo Demográfico 2000 e Pesquisa de Orçamentos Familiares - POF 2002/2003, o índice de pobreza da cidade de Guarulhos nesse ano era de 43,21%. Sabe que a população nordestina começou a fazer parte dessa cidade com maior intensidade, por ocasião da construção do aeroporto internacional por volta de 1984, pois significou emprego a muitas famílias que partiam de suas cidades natais e vinham em busca de melhor qualidade de vida. Na década de 1990, entretanto, devido às crises econômicas e à saturação dos mercados dessa cidade, a oferta de empregos diminuiu, a qualidade da educação piorou e a renda continuou mal distribuída, fazendo com que a maioria dos nordestinos que haviam migrado, fugindo da miséria, e seus descendentes continuassem com estrutura de vida precária. A maioria desses migrantes acabou por invadir áreas ao redor do aeroporto, onde construíram suas casas. Alguns moradores contam que com passar do tempo a Prefeitura de Guarulhos deu posse desses imóveis a seus construtores e muitos destes, pela situação econômica, não conseguiram mais retornar para seus estados. Essa é a realidade local do bairro Parque Primavera, onde se localiza a EE Profª Vilma Maria dos Santos Carneiro e com isso, as particularidades em relação à pluralidade sócio-cultural dos alunos dessa escola, partem da premissa que a formação do povo nordestino tem a participação de três etnias: o índio, o português e o Africano. O que identificamos em maior parte na escola são alunos de cor parda, uns 20% de negros e 30% de brancos. A cultura musical acompanhou sua descendência trazendo o xote e o forró para Guarulhos, porém hoje nossos alunos já estão muito familiarizados com a cultura dos jovens da cidade de São Paulo e apreciam outras tendências. Os costumes e valores são diversificados, de acordo com a origem familiar, Alagoas, Bahia, Ceará, Pernambuco, etc. No quesito religião, são predominantes os evangélicos, seguido de católicos entre outros, mas de modo geral possuem fé Cristã. A alimentação, entre outras do costume paulista, também carregam alguns hábitos trazidos do Nordeste e se caracteriza por temperos fortes, com grande consumo de carne seca, tapioca, cuscuz de milho, etc.
Concluindo, diversas produções de cultura podem ser encontradas dentro da escola resultando grande heterogeneidade, permitindo nos reconhecer a pluralidade e a complexidade de discursos e de valores. Cabe a escola tentar se posicionar em uma educação que essa diversidade necessita, capaz de ouvir e respeitar cada uma delas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário